O que a CNV nos fala sobre os conflitos empresariais?

01/07/2024

A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma abordagem de comunicação que se concentra na compreensão e na empatia, em vez de julgamentos e acusações. Os conflitos à nível empresarial são na maioria das vezes causados por uma falta de comunicação eficaz. Quando as pessoas não conseguem se comunicar de forma clara e empática, elas podem se sentir frustradas, com raiva ou ressentidas.

Indivíduos com necessidades insatisfeitas pedem para que a empresa contribua com seu bem-estar sem disposição altruísta para servir, trabalhar e se comprometer. Exigindo da empresa e liderança o que por vezes os falta. Por isso, é necessário cuidar e desenvolver o senso de pertencimento, consolidar valores através do exemplo, cuidar e estabelecer diálogo franco e transparente com todos independente da posição. Tudo isso para evitar que alguns colaboradores que não estão em sintonia com os objetivos da empresa contaminem os demais membros da equipe com seu pessimismo e falta de dedicação o ambiente de trabalho.

Por vezes é difícil a decisão de gestão de equipe por parte da liderança, e um dos maiores desafios é saber quando é hora de treinar, desligar ou desenvolver. Segundo o artigo da revista Época Negócios, o verdadeiro problema são os funcionários que aparentam fazer um trabalho decente, mas em muitos momentos atuam de maneira destrutiva em relação à performance e senso coletivo. Condutas e comportamentos que causam desconfiança e desconforto entre os membros da equipe e liderança.

A CNV ajuda líderes nesse intuito, pois estimula o espaço para interpretação e observação, separando percepção de julgamento. A CNV nos mostra que é impossível atender uma demanda externa se a demanda interna não for atendida, por isso a necessidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento se fazem tão presentes no ambiente empresarial na atualidade exigindo cada vez mais recursos como terapias, psicoterapia e coaches sérios. Ela ainda consolida que as seguranças nas relações, sejam elas pessoais ou no ambiente de trabalho, não está no que a pessoa fala e sim nos comportamentos. Somente após observados todos esses pontos é possível uma decisão consciente e correta por parte da liderança entre treinar, desenvolver ou desligar. E vocês, o que pensam sobre isso?

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