Como muito de vocês já sabem, a maioria dos clientes da Namaskar – Comunicação & Projetos ESG hoje são dos setores de construção civil e agronegócio e para um diagnóstico efetivo para: planejamento e execução das ações de comunicação, marketing e ESG, procuramos periodicamente fazer uma curadoria dos principais tópicos e tendências dos setores em que atuamos. Estar atentos ao macroambiente do setor é importante porque nos ajuda com a identificação de ameaças, adaptação de estratégias às mudanças, entendimento do mercado e comportamento do consumidor – mas principalmente para antecipar tendências, já que inovação está no nosso core.
Lá no início deste ano, a construção civil no Brasil começou com grandes expectativas: a projeção inicial de crescimento era de 2,4%, impulsionada por um aumento nas obras públicas e pela redução da taxa de juros específica para o setor. Agora, no início do segundo semestre (sim, já estamos no meio do ano), ainda não existem dados concretos que confirmem se essa meta foi atingida, mas os principais especialistas da área apontam que o setor continua aquecido e deve manter o ritmo para o segundo semestre.
Este cenário de aquecimento, é o momento ideal para que as empresas do setor invistam no S do ESG com programas de desenvolvimento de colaboradores, implementem ações para a redução do turnover e trabalhem na melhoria da comunicação interna. Investir na qualificação da mão de obra e em ações internas de retenção são estratégias essenciais para garantir que, em períodos de desaceleração, como o ocorrido no final de 2023, onde houve uma retração de 0,5% nas atividades, as equipes estejam prontas e resilientes.
Claro, que é essencial um diagnóstico aprofundado de cada empresa para que as estratégias sejam efetivas à curto, médio e longo prazo, mas deixo algumas sugestões de ações neste sentido para o setor:
- Desenvolvimento de Colaboradores: Investir em programas de capacitação contínua para manter a equipe atualizada com as novas tecnologias e técnicas do setor.
- Qualificação de Mão de Obra: Estabelecer parcerias com instituições de ensino e instituições para promover cursos e treinamentos específicos.
- Ações de Retenção Interna: Implementar ações de retenção de talentos, oferecendo benefícios competitivos e criando um ambiente de trabalho positivo.
Ao seguir essas recomendações, as empresas estarão melhor preparadas para as tendências do mercado como as novas tecnologias (building information modeling, drones e gestão baseada em dados), sustentabilidade (construção verde, materiais alternativos e design biofílico). Está sem tempo, sem equipe ou com dificuldade de implementar? Conte comigo e o time da Namaskar – Comunicação & Projetos ESG para preparar sua empresa para enfrentar os desafios do mercado com mão de obra e garantir um crescimento responsável.