fbpx

Senso de dono na indústria: mito ou realidade?

19/07/2024

Andando pelas indústrias que já atendemos nos deparamos com gerentes ou até mesmo CEO`s que acreditam que a ideia de colaboradores com senso de dono ou ownership é como um mito. Essa visão restritiva de gestão é muitas vezes a mesma que limita o potencial da equipe, a falta de autonomia e empoderamento, onde os colaboradores se sentem microgerenciados e sem liberdade para tomar decisões. Além disso, uma comunicação ineficaz entre líderes e equipes cria um abismo que impede os funcionários de se sentirem parte das decisões e do futuro da empresa.

O senso de dono entre os colaboradores de uma indústria não é apenas um sonho distante dos sócios e fundadores, mas uma realidade possível e vantajosa. Porém, para alcançar esse nível de comprometimento, é necessário esforço, compromisso e as ferramentas certas. A empresa brasileira Semco se tornou referência mundial em gestão ao implementar radicalmente o senso de dono, através da autogestão, participação nos lucros e responsabilidade individual. A Votorantim Cimentos, por sua vez, implementou um programa de endomarketing que deu voz aos colaboradores, incentivando a participação nas decisões e aumentando a produtividade e o engajamento. Já a 3M é conhecida por sua cultura de inovação, impulsionada pelo senso de dono, incentivando autonomia, experimentação e proatividade.

Colaboradores com senso de dono tomam decisões com base no bom senso e nos objetivos da empresa, sem esperar por instruções explícitas. Eles se tornam agentes de mudança, identificando oportunidades e propondo melhorias e esse sentimento de pertencimento gera engajamento, orgulho e responsabilidade, impactando positivamente as atividades da empresa.

É essencial que no planejamento anual da empresa de endobranding e/ou endomarketing sejam acrescentadas ações para:

  • Reconhecer e recompensar os colaboradores que demonstram senso de dono é essencial.
  • Criar um ambiente onde as ideias sejam ouvidas e valorizadas
  • Manter os colaboradores informados sobre os objetivos, desafios e decisões da empresa.
  • Proporcionar aos colaboradores a liberdade para tomar decisões dentro de sua área de atuação.
  • Oferecer treinamento, desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento.
  • Implementar um sistema de recompensas que reconheça e recompense os colaboradores que demonstram senso de dono.

O senso de dono na indústria não é um conceito abstrato, mas uma realidade que pode ser cultivada com as estratégias certas. Embora não surja da noite para o dia, o investimento contínuo em valorização, comunicação, empoderamento, crescimento e reconhecimento traz resultados recompensadores. A Namaskar – Comunicação & Projetos ESG está pronta para ajudar seu time a alcançar maior produtividade, engajamento e inovação com o planejamento de endobranding e endomarketing adequado.

Compartilhe

Categorias